Um outro olhar sobre o confinamento: aprender novas competências

Existe a tendência para analisarmos as situações através de duas perspectivas: negativa (maioria) e positiva (minoria). No caso do confinamento há quem o veja como uma injusta imposição, por parte das autoridades, para nos quedarmos em casa.

A partir deste facto existem dois caminhos a fazer: lamentamos e entregamo-nos às viciantes series da Netflix para passarmos o tempo sem discutir com o(a) paceiro(a) ou usamos este tempo como uma oportunidade única para investirmos em nós, aumentando as nossas competências e conhecimentos. Agora já não existe a desculpa de não ter tempo e não é preciso ir para um lugar específico, pois pode ser na sala o centro de aprendizagem. Neste artigo irei sugerir duas plataformas nas quais é possível aprender novas competências, que podem ser úteis para o desempenho da atividade laboral ou apenas para desenvolvimento pessoal.

EDX.org

Este site fornece cursos de todas as áreas do conhecimento. Existem cursos acerca de métodos quantitativos para biologia, empreendedorismo nas economias emergentes ou programação, mas também, sobre o tema da justiça, aprendizagem de línguas, liderança ou escrita (criativa, académica ou técnica) ou, ainda, retórica ou finanças pessoais. Maioritariamente estão em inglês, havendo cursos de outras línguas com legendas em inglês.

Há a possibilidade de, no final, obter o diploma que pode ser adicionado ao CV ou assistir gratuitamente ao curso, mas sem diploma. É flexível porque, tratando-se de cursos ministrados à distância, cada um decide quando e onde estudar.

Um ponto que abona a favor desta plataforma é a qualidade dos cursos e as universidades que fazem parte serem bastante conhecidas (Harvard, MIT, Berkeley, etc.)

Alison.com

Esta plataforma tem cursos muito interessantes que estão divididos em grandes áreas temáticas como tecnologia, línguas, ciência, saúde, humanidades, marketing, estilo de vida e negócios.

Os cursos são todos gratuitos, criados em parcerias com algumas entidades. Tem uma funcionalidade muito interessante que é de adicionar o diploma do curso ao perfil do Linkedin.

Regra geral os cursos não são em vídeo, mas uma sequência de slides e atividades que têm de ser feitas. Os conteúdos estão disponíveis em inglês e são bastante completos.

O confinamento a que estamos submetidos não tem que ser um desperdício de tempo, mas pode ser usado a nosso favor, de forma inteligente e estrategicamente. É uma excelente oportunidade que, alguns, já não tinham desde que ingressaram no mercado de trabalho. Vale a pena investirmos na nossa educação e, se não for para sermos melhores trabalhadores, ao menos que seja para que sejamos melhores cidadãos.

Artigos relacionados


Posted

in

by

Deixe um comentário

Uma resposta a “Um outro olhar sobre o confinamento: aprender novas competências”

  1. Avatar de Outro olhar sobre o confinamento: leituras | Conversas de Café

    […] artigo anterior (Um outro olhar sobre o confinamento: aprender novas competências) partilhei duas plataformas que se dedicam a democratizar o acesso ao conhecimento, sendo uma […]

Deixe um comentário

Discover more from Iconoclasta

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler